Arraial D’Ajuda (BA)

Grande parte dos #TripReports do Pezinho na Estrada é para o litoral – o que prova por A + B que praia é um dos nossos lugares favoritos. E a Bahia é um dos estados que mora no coração da nossa família – tanto pela beleza natural incontestável, pela hospitalidade dos baianos como pela garantia de que o tempo sempre estará bom. Já fomos várias vezes para lá, e quando a Malu tinha seis meses escolhemos Arraial D’Ajuda – que fica no sul do estado. 

Trajeto

A melhor opção de voo para chegar em Arraial D’Ajuda é para Porto Seguro – um percurso de somente uma hora e meia saindo de São Paulo.

Quando fomos para lá, como disse, a Malu tinha somente seis meses e foi a nossa terceira experiência de viagem de avião com ela – a primeira foi para o Rio quando ela tinha apenas três meses. Ficamos no Arraial D’ajuda Eco Resort, que fica ao lado do aeroporto de Porto Seguro, são cinco minutos do aeroporto à balsa oferecida pelo hotel e mais 15 minutinhos de balsa super tranquila. 

Hospedagem

Em Arraial D’Ajuda ficamos hospedados no Arraial D’ajuda Eco Resort, que tem também ao lado o Arraial Eco Parque. Os quartos são equipados com berço e banheira para bebês. Os acessos para circular com carrinho são ótimos, além de ofereceram copa baby com esterilizador e escova de mamadeira.

 O Arraial D’ajuda Eco Resort ainda conta com piscina aquecida para crianças, parquinho grande e cheio de brinquedos, brinquedoteca com atividades e recreadores o dia todo. Também há uma programação noturna para os pequenos com teatro de mágicos. 

O atendimento é muito bom, com profissionais gentis e direito a frutinha à vontade na beira da piscina. Pra mim é uma das melhores opções com crianças que já fiquei, um resort menor, pois eu não curto muito esses resorts enormes, lotados, tudo longe, opinião pessoal.

Passeios

Além da praia ser uma delícia, aproveitamos bastante as dependências dos hotéis, que tinham muitas atrações para nossa bebê e para nós também. 

Alimentação

Kit leite em pó

Como ela estava começando a introdução alimentar na ocasião, levamos papinhas congeladas. Há algumas alternativas práticas como as do Empório da Papinha e Gourmetzinho, que fazem embalagens de viagens. Outra opção prática e 100% natural é a Da Vovó Papinhas, que não precisa refrigerar pois é embalada a vácuo.

Levar leite quando a criança é pequena também sempre é um opção segura. Eu procuro sempre levar um tanto maior do que o cálculo que faço para os dias de viagem, com sobra para o caso de, principalmente depois da introdução alimentar, a Malu não se adaptar à gastronomia local ou à rotina da viagem e “enroscar” para comer. Em Leite em pó e mamadeiras em viagens de avião há várias informações sobre o tema. 

Documentação

Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. 

Já falei algumas vezes e acho importante reiterar que quando o assunto é documentação um seguro viagem tem que estar no check list, especialmente quando estamos longe de casa e com crianças. 

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

❤️