O Estado de São Paulo é muito rico em destinos e hotéis para viajar com bebês e crianças. Uma boa alternativa é a cidade de Ibiúna, que fica somente a 75 km da capital. Escolhemos o SP Aventura Eco Resort para curtir o final de semana em meio a natureza.

  • Trajeto

Estrada de terra

Ibiúna fica muito próximo da cidade de São Paulo, a 75 km, e a via de acesso é a Rodovia Raposo Tavares. Quando chegamos no município, para irmos até o hotel, pegamos um grande trecho de estrada de terra, bem ruim, fiquem atento se forem em época de chuvas, ou carro muito baixo. Na volta, foi um pouco melhor, mas vale o aviso para estarem preparados. 

  • Hospedagem

Como disse, optamos por ficar hospedados no SP Aventura Eco Resort. Adoramos o fato de estarmos no meio da natureza – e realmente a experiência foi de estarmos na floresta mesmo, tanto que não tinha sinal de celular em nenhum local e o WI FI estava fraco nos quartos. 

Ficamos no chalé premium, bem confortável e aconchegante. Com aquecedor, TV, frigobar. Para andar até a acomodação, é preciso seguir por uma curta trilha no meio da mata.

SP Aventura Eco Resort disponibiliza uma série de atividades de aventura, já inclusas nas diárias: arco e flecha, badminton, 35 km de trilhas, campo de futebol, quadra poliesportiva, jacuzzi, jogos de mesa, kaiak, mountain bike, pesca esportiva, piscina climatizada (não há uma parte mais rasinha para crianças pequenas), sauna, squash, slackline, standup paddle e vôlei de areia.

Há ainda outras opções que podem ser compradas a parte, como cavalgadas, tirolesas e massagem. 

Tem recreadores com programação o dia todo a partir dos 5 anos, menores podem ir acompanhados dos pais ou responsável. Há também um parquinho ao lado do restaurante.

  • Passeios

Aproveitamos bastante a estrutura do SP Aventura Eco Resort, embora acredite que seja mais legal ir com crianças a partir de 4 ou 5 anos, pois com essa idade conseguem aproveitar melhor as atividades.

Mas o ponto alto para a Malu, que na época estava com 2 anos e 4 meses, foi quando fomos até a hípica. Ela enlouqueceu de ver os cavalos!

  • Alimentação

O hotel oferece pensão completa – achei a comida simples, porém variada e saborosa. A Malu adorou e comeu super bem – acho que estamos superando a seletividade alimentar dos 2 anos. 

Para as famílias que preferirem levar os alimentos dos pequenos, eles fornecem um microondas ao lado do restaurante para uso comum.

  • Documentação

Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. 

❤️