Recebo muitos questionamentos nos perfis de Pezinho na Estrada sobre como faço para organizar viagens, especialmente sobre reservas de hospedagem, passagens aéreas, aluguel de carro, contratação de seguro viagem, entre outras questões.

Não costumo acionar agências de viagens, a não ser quando é algo muito específico ou exótico, por exemplo quando fomos pra Tailândia e pra África do Sul. Geralmente, procuro as agências locais dos destinos visitados para fazer algum passeio que exija guia ou transfer / transporte especial, por exemplo, como quando fomos para Mendoza, na Argentina – queríamos visitar vinícolas e contratamos uma pessoa de lá para nos auxiliar com o roteiro mais adequado para ir com crianças. 

Toda a organização é feita on-line. Selecionei os sites que já estão na minha barra de favoritos do navegador e que utilizo para pesquisar – ou comprar – em todas as viagens.

  • Passagem aérea

Pronta pro embarque

Latam: Como acumulo meus pontos no programa de fidelidade da Latam, é o primeiro site que entro para ver a disponibilidade de passagens aéreas. Além disso, gosto porque é uma companhia que tem a melhor malha aérea com voos diretos pelo Brasil e fora também. Fizemos pessoalmente uma entrevista com a equipe da empresa para que pudéssemos tirar algumas dúvidas sobre como viajar com os pequenos em aviões e o conteúdo está em Latam responde tudo sobre viajar de avião com bebês.

Decolar: Quando não viajo por meio do programa de milhagens, utilizo a Decolar para pesquisar voos. Gosto porque oferece tarifas boas e comparativo de preços, variedade de companhias aéreas mundiais, opções de voos (diretos, com escala etc) e dá pra parcelar as passagens no cartão de crédito. Além disso, gosto do modo como podemos procurar os voos – pelos horários, se é múltiplo destino ou não, faixa de valores, entre outros filtros. Sem contar que sempre há promoções com descontos, principalmente sazonais.

Melhores Destinos: Uso muito para pesquisar promoções de passagens aéreas. Eles listam trechos promocionais, de companhias que estão com desconto, e também os combinados, com data de ida e volta fechados, que ficam mais em conta. Eles também falam sobre promoções de hotéis. Além disso, as dicas de destinos e outros conteúdos relacionados a turismo são bem interessantes. Baixem o app deles pra receber notificações de promoção, vale muito a pena. 

  • Hospedagem

Booking: É onde pesquiso e reservo todas as hospedagens. Gosto porque a oferta de hotéis é excelente, as informações são muito completas, as fotos e imagens dos quartos e dependências são fiéis e as avaliações dos hóspedes relevantes. Além de fácil de navegar, as hospedagens podem ser filtradas de acordo com o perfil de viagem e do viajante. Eu, por exemplo, uso os filtros de quartos de família e comodidades como cozinha compacta no quarto. Sem contar que ainda é possível salvar favoritos e criar listas, o que ajuda, e muito, na hora da decisão porque ainda dá pra visualizar no mapa os hotéis salvos. No post Como procurar hotéis para viajar com bebês e crianças há um passo a passo de como faço para buscar e escolher quais acomodações são mais adequadas para viajar com bebês e crianças.

  • Transporte terrestre

Carro alugado com cadeirinha

Rental Cars: Adoro alugar carros em viagens, especialmente por conta da liberdade que temos em fazer nosso próprio roteiro e desviar dele para conhecer e descobrir algo novo no percurso. Sempre uso a Rental Cars, porque lá eles consolidam as melhores empresas de aluguel em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quanto de modelos. Com bebês e crianças pequenas, ainda podemos alugar o veículo já com a cadeirinha adequada para cada idade. Em Como procurar carros para alugar em viagens com bebês e crianças há informações do que considerar ao escolher um veículos para alugar.

  • Seguro Viagem

April: Um item que faz parte da nossa organização para viajar é a contratação de seguro viagem. Embora nunca tenha precisado acionar, sempre adquiro com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS). Além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros. Mais informações em April responde tudo sobre seguro viagem

  • Documentos

Documentação necessária, como passaporte, autorizações, vistos, vacinas etc, também faz parte da organização de viagens. Em Guia prático de documentação para viajar com bebês e crianças há todas as informações necessárias para destinos nacionais e internacionais.

❤️