Sempre recebo questionamentos sobre sugestões de praias com o mar calmo e com estrutura para visitar com bebês e crianças. Fizemos uma lista dos destinos mais indicados no Nordeste, dividida por Estado.

ALAGOAS

Praia do Gunga, Barra de São Miguel: pertinho de Maceió, também considerada uma das praias mais lindas do Brasil. O mar é calminho e cristalino. Há ainda a Lagoa do Ribeiro, de água doce, que as crianças também podem aproveitar. 

Rota Ecológica de Alagoas

Praia do Patacho, Porto das Pedras: Praia deserta, água morna, arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa. Considerada uma das mais bonitas e tranquilas da região. 

Tatuamunha, Porto das Pedras: fica na Rota Ecológica de Alagoas, na região de São Miguel dos Milagres. É uma das praias que eu mais gosto, porque é um lugar calmo, preservado e intocado sem ser isolado, tem praias de azul turquesa intenso sem barracas e sem bagunça. É um lugar para se conectar.

Praia do Marceneiro, São Miguel dos Milagres: Considerada  uma  das praias mais bonitas da cidade, com mar é calmo e de águas cristalinas. Com poucos turistas, é ideal para crianças. 

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres: é uma praia tranquila de águas calmas e cristalinas. Embora tranquila, possui boa infraestrutura para receber turistas. 

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres: Com águas transparentes e uma das maiores piscinas naturais de São Miguel. É possível ver diferentes espécies de peixes. Eleita a terceira mais bela do Brasil, pelo jornal inglês The Guardian. 

Porto da Rua, São Miguel dos Milagres: Areia dourada batida, mar é calmo, de águas claras e limpas, que mais parece uma piscina natural. 

Praia da Laje, São Miguel dos Milagres: Águas incrivelmente verdes e mornas. Mar calmo. Praia deserta e com sombras de coqueiros. 

BAHIA

Praia do Taípe, Arraial D’Ajuda: fica mais ao sul de Arraial, a 15 km do centrinho, mais tranquila de turistas, com mar é calmo e azul. 

Praia do Araçaípe, Arraial D’Ajuda: mar calminho, muitas vezes quase deserto, que forma piscinas naturais nos recifes durante a maré baixa

Praia Tranquila, Costa do Sauípe: perfeito para quem viajar em família. Com a maré baixa, o encontro do mar e da água morna do rio, formam piscinas naturais lindas e ideais para crianças. 

Praia do Rio do Peixe, Cumuruxatiba: O mar é calmo, e sem ondas. É possível caminhar mar adentro por longa distância sem que afunde. A água é quente e limpa. A praia é muito calma, praticamente vazia.

Praia do Encanto, Morro de São Paulo: isolada, frequentada por hóspedes da região, tem paisagem maravilhosa, com mar calmo, cristalino e com águas mornas. Piscinas naturais preservadas se formam na maré baixa, dando para ver variedades de corais e recifes, além dos peixinhos.

Praia Papa Gente, Praia do Forte, distrito de Mata de São João: praia de águas geralmente calmas, também com corais e piscinas naturais, boa para observação de peixes e vida marinha em geral. 

Taipu de Fora, Península de Maraú: a grande atração para crianças são as piscinas naturais quando o nível do mar está mais baixo, formando várias lagoas mansas. 

Praia do Espelho, Península de Maraú: O mar é calmo na beira, os recifes “seguram” as ondas, sendo possível ir com crianças.  e portanto as crianças se divertiram lá. Faixa de areia branca é ideal para brincar. 

Praia do Mutá, Porto Seguro: é a praia com mar mais calmo da cidade, e fica na divisa com Santa Cruz de Cabrália. Ondas bem calmas e sem turistas.

Stella Maris, Salvador: Na maré baixa, as piscinas naturais são perfeitas para molhar e refrescar bebês e crianças.

Praia dos Nativos, Trancoso: as águas são calmas e os coqueiros formam muitas sombras. A faixa de areia é mais larga, mas também tomada por barracas em muitos pontos.

CEARÁ

Praia de Tatajuba, Camocim: em um vilarejo de pescadores, com dunas enormes, coqueirais e mar calmo. 

Praia do Futuro, Fortaleza: é a melhor para se frequentar com crianças na capital cearense. Além de ampla infraestrutura, o mar é calmo e a faixa de areia, larga.

Praia Lagoa Azul, Jericoacoara: com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. 

Praia da Lagoinha, Paraipaba: Praia de mar calmo, mas com muito vento, a cerca de 1 hora e meia de Fortaleza. Há infraestrutura de alimentação para crianças.

PERNAMBUCO

Praia do Sossego, Ilha de Itamaracá: Se a maré está baixa tem umas ilhas de areia no meio do mar que formam umas piscinas com água quente deliciosa. O acesso não é dos melhores, tem uma estrada de terra de uns 6 km para chegar até o local. 

Praia do Cupe, Porto de Galinhas: além de mar calmo e sem ondas, há uma grande infraestrutura para viajar em família. Os vários resorts da região oferecem quartos espaçosos para famílias, berçários e copas kids.

Praia dos Carneiros, Tamandaré: ideal para curtir com crianças, com mar calmo, águas quentes e cristalinas, muitas sombras de coqueiros e uma paisagem linda. Mesmo com a maré cheia, o mar não tem ondas. 

Praia de Maria Farinha, região metropolitana de Recife: fica a cerca de 30 km da capital pernambucana. Praia tranquila, cercada por mata nativa preservada, com águas calmas, rasas e claras. 

RIO GRANDE DO NORTE

Praia da Areia Preta, Natal: diferentemente das outras praias da cidade, nesta o mar está sempre tranquilo e com poucas ondas. O mar é azul e transparente e a água morna. Tem boa infraestrutura de alimentação.

Praia de Búzios, a 23 km de Natal: destino para todas as idades, com águas calmas e ótima estrutura turística. Pode ser a opção de passeio de um dia a partir de Natal.

Praia de Pirangi no Norte, Pirangi do Norte: fica a poucos minutos de Natal, com mar calmo e sem ondas. É onde fica o maior cajueiro do mundo.

Praia de Pipa, Tibau do Sul: a praia é bonita, tem mar calmo, e boa estrutura na areia. Um pouco lotada de turistas.

Praia Tibau do Sul, Tibau do Sul: embora cheia em altas temporadas, por conta da água calminha à beira da lagoa que a praia possui, é uma boa pedida para famílias com crianças pequenas.

PARAÍBA

Praia de Coqueirinho, Conde: a 35 km de João Pessoa, praia tranquila, com mar calmo e de águas mornas, de areia branca com falésias, palmeiras e guarda-sóis para aproveitar a sombra. Considerada a mais bonita da Paraíba.

Praia Tabatinga, Conde: tem falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro de um pequeno rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada. 

Leia mais: 

❤️