Embora a cidade de São Paulo tenha uma infinidade de opções de passeios com bebês e crianças, às vezes é gostoso colocar o pé na estrada, respirar um ar puro e descobrir novos lugares para explorar. Fizemos uma pesquisa de sítios e fazendinhas para visitar com crianças, afinal, eles adoram bichos. A maioria, além de atividades de interação com os animais e a natureza, ainda têm restaurantes e ficam no interior do Estado de São Paulo, no máximo a 100 km da capital – tranquilo para fazer um bate e volta.

Lista de sítios e fazendinha para visitar com crianças: 

Bicho Mania Parque Fazenda – Cotia, a 50 km de São Paulo: Entre as atrações em que as crianças podem interagir com os animais estão o Berçário de animais, Mini Fazenda, com a mini vaca, mini cabra, ovelha, lhama, cavalo e pônei, e a Ordenha da Vaca. Há também tirolesa, arvorismo e um playground. É possível fazer passeios de charrete, brincar no labirinto e na casa da árvore, visitar o Mini Zoo e a Casa do Caboclo. Uma novidade é o Jardim Sensorial, onde as crianças podem se divertir e estimular os cinco sentidos audição, olfato, tato, visão e paladar. No restaurante, oferecem um almoço caseiro caipira, servido no fogão à lenha. 

Mini Fazenda Petzoo – Cotia, a 50 km de São Paulo: Diversas atividades são desenvolvidas ao longo do dia, tais como, ordenha da vaca, passeio a cavalo, passeio de charrete, oficinas temáticas, culinária e tirolesa. São mais de 15.000m2 de verde e mais de 20 espécies de animais. O restaurante serve comida caseira feita no fogão a lenha e churrasco feito na hora.

Fazendinha Cia dos Bichos – Cotia, a 50 km de São Paulo: As crianças podem entrar nos cercados com a ajuda de monitores para alimentar e acariciar os bichos. Tem passeio a cavalo e de charrete, berçário de filhotes e ordenha da vaquinha ao meio-dia e às 15 hs. O restaurante trabalha com o sistema à La Carte e serve comida caseira e massas. Os pratos são familiares – servem bem dois adultos e uma criança. Tem cadeirões para os pequenos e as papinhas dos bebês podem ser esquentadas no microondas.

Sítio Frediani – Itupeva, a cerca de 100 km de São Paulo: variedade de aves e animais nas quais as crianças podem interagir, amplo espaço para sentir a liberdade e a garotada curtir a natureza intensamente:lagoa dos patos, plantas frutíferas e plantas de jardim exuberantes, deliciosos produtos do sítio como doces, geléias, licores

Fazenda Cana Verde – Itu/Indaiatuba, a cerca de 100 km de São Paulo: uma fazenda de verdade, em produção, que dá pra ver os animais, andar a cavalo, correr pela natureza e comer comida simples e autêntica de fazenda (necessário agendar antes), há também opções de hospedagem com pensão completa, poucos quartos e muito espaço aberto

Sítio do Pica Pau Amarelo – Mairiporã, a 50 km de São Paulo: é um espaço inspirado nas obras e na biografia de Monteiro Lobato. As crianças podem brincar com personagens como Emília e Visconde, assistir a peças de teatro e shows. Há restaurante e as crianças podem, inclusive, fazer aula de culinária. 

Sítio Santa Ângela – Santa Rita do Passa Quatro, 250 km de São Paulo: localizado na Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, foi fundado com o propósito de produzir e executar projetos pedagógicos e educacionais, para atender estudantes e grupos. Os roteiros promovem conhecimento por meio da exploração, da investigação e de vivências significativas.

Sitiolândia Eco Park – Serra da Cantareira, a 25 km de São Paulo: oferece mais de 30 atividades culturais, esportivas, recreativas e ambientais para promover o aprendizado com diversão e convívio com a natureza. Há trilhas ecológicas, estufa hidropônica, tirolesa, arvorismo e fazendinha com alguns animais. O local fica em uma área de 74.000m² de muito verde e ar puro. Há restaurante. 

Quinta do Olivardo – São Roque, a 60 km de São Paulo: um delicioso espaço onde nos sentimos em Portugal. Além do restaurante com receitas da culinária portuguesa, o local ainda é uma vinícola, onde é possível papai e mamães degustarem vinhos. Além da beleza natural, ainda há um playground e arvorismo. 

Vila Don Patto – São Roque, a 60 km de São Paulo: um complexo de lazer, com deliciosos restaurantes e degustação de vinhos. Há playground para o pequenos se divertirem em meio à natureza

Fazenda Angolana – São Roque, a 60 km de São Paulo: visitantes podem entrar em contato direto com os animais e vivenciar o clima de fazenda. Além da fazendinha, há a aldeia dos coelhos, onde as crianças podem interagir com os bichinhos. Ainda é possível andar de pônei, pedalinho, fazer arvorismo, tirolesa e trilha ecológica. Há atividades de playground, piscina de bolinhas e cama elástica. Os pequenos também podem participar de atividades na Aldeia Tupi Guarani e aprenderem sobre nossa cultura indígena. Há restaurante e cafeteria com ótimas opções de alimentação para crianças e adultos. 

Villa Brunholi – Jundiaí, a 70 km de São Paulo: um sítio com diversas atrações gastronômicas, ótimas opções para aproveitar um café da manhã e almoço. Há adega para os adultos e brinquedoteca para os pequenos. 

Brincando Fora da Casinha – Jundiaí, a 70 km de São Paulo: um espaço para crianças brincarem e se divertirem. Oferece oficinas com algumas atividades interativas e programação especial de férias. 

Sítio São Francisco – Jundiaí, a 70 km de São Paulo: local delicioso para tomar um café da manhã colonial. Além de fazendinha com animais, as crianças ainda podem se divertir com o pedalinho, passeio à cavalo e de trenzinho. O restaurante oferece mais de 60 pratos, todos feitos no fogão à lenha. 

Sítio Sassafraz – Itupeva, a 70 km de São Paulo: outra ótima opção para quem gosta de tomar café da manhã colonial com mais de 60 opções de doces e salgados. O local também é muito gostoso para fazer um piquenique. As crianças podem interagir com o pomar, alimentar os animais, passear à cavalo. 

Fazenda do Chocolate – Itu, a 100 km de São Paulo: fazenda de estilo colonial, com várias construções de época muitos preservadas, com diversas atrações relacionadas à vida no campo e, claro, muito chocolate. Nos finais de semana e feriados há uma estrutura completa de passeios e o restaurante serve comida caipira. A cafeteria oferecer café saboroso, torrado e moído na hora. É possível fazer passeio à cavalo e pônei e contato com vários animais mansos. Há ainda mini-zoológico, lagos com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, entre outras atrações. 

Fazenda Floresta Park – Distrito de Sousas, Campinas, a 100 km de São Paulo: Uma fazenda com toda estrutura e atrações para vivenciar a vida no campo. As crianças podem interagir com os animais, brincar no playground, fazer passeios à cavalo e no trenzinho. O restaurante Cada da Fazenda oferecer comida caipira, típica de fazenda. 

  • Atenção:

Chequem nos sites dos sítios e fazendinha para visitar com crianças (todos linkados neste post) a programação e horários de funcionamento, pois variam no decorrer do ano.

Leia também: 

❤️